Situada na fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai, principais parceiros do Brasil no continente, a Região Sul vê sua economia se transformar com o crescimento do setor industrial - o 2° do país, após a Região Sudeste.
Tal fato acontece a partir da 2ª metade dos anos 90, com oferta de incentivos fiscais a empresas estrangeiras.
Os resultados mais significativos são observados nas regiões metropolitanas de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), para onde se dirigem montadoras de veículos, que modificam o perfil econômico desses estados.
Eles recebem diversas indústrias ligadas ao setor de autopeças e novas vagas no mercado de trabalho são abertas.
A região possui ainda grande potencial hidrelétrico, destacando-se a usina de Itaipú, no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai - a maior do continente e uma das três maiores do mundo.
A mecanização da agricultura e também da agroindústria, favorecem a expulsão de famílias do campo para a cidade.
A consequência desse êxodo rural é a formação de bolsões de miséria nas principais cidades da região.
A agropecuária continua a desempenhar importante papel na economia da região. O uso de técnicas modernas, propicia boa produtividade às culturas de trigo, milho, arroz, feijão e tabaco, e os estados do Sul são os maiores produtores no país de soja, mel, alho, maçã e cebola.
A criação de aves e suínos também é significativa, sobretudo no Paraná - onde também é expressivo o extrativismo, especialmente de madeira de pinho - e no oeste de Santa Catarina, que abriga abatedouros e frigoríficos.
Algumas das maiores indústrias brasileiras de alimentos estão nessa região. Há também a produção do melhor vinho brasileiro e importantes indústrias de malhas e roupas, além de Santa Catarina abrigar o maior número de hotéis e pensões do país.
O Produto Interno Bruto (PIB) da região, correspondia em 1999, a 16,4% (US$ 91,5 bilhões) do total brasileiro e é o 2° maior do país, após a Região Sudeste.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não intendi, como uma mecanização que ajuda a obter mais rápido o leite pode ser uma economia da Região Sul?
ResponderEliminarPor favor sou uma garota de 13 anos e preciso desta resposta para meu trabalho... Obrigado!