segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cataratas do Iguaçu

Uma das sete maravilhas da Natureza

Não há como permanecer indiferente a este cenário. Um turbilhão de águas se lança de elevadas escarpas de basalto criando um espetáculo inigualável: os 275 saltos que formam as Cataratas do Iguaçu. Esculpida há 120 milhões de anos, essa maravilha da Natureza está no coração de um frágil ecossistema que abriga diversas espécies animais ameaçadas de extinção.

Localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, as Cataratas atraem milhares de turistas todos os anos. Quem as visita tem a possibilidade de caminhar por passarelas que levam a poucos metros da maior de todas as quedas d’água, a “Garganta do Diabo”, além de apreciar a mata exuberante do Parque Nacional do Iguaçu, a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo.

Por isso, comparar as Cataratas à norte-americana Niagara Falls é uma covardia. Que o diga a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Eleonor Roosevelt. Em visita a Foz do Iguaçu, ela comentou: “pobre Niagara”. Aqui, a biodiversidade faz a diferença. De onde quer que se contemple os saltos, é possível, por exemplo, apreciar nuvens de borboletas, as chamadas panapanás. São mais de mil espécies colorindo a bruma branca que envolve o Iguaçu.

No entanto, é a enorme quantidade de saltos, em forma de ferradura, com 2.700 metros de extensão — 800 metros no Brasil e 1.900 metros na Argentina — que atrai visitantes dos cinco continentes. As águas podem ser apreciadas das passarelas erguidas tanto no Brasil como na Argentina. Porém, é em Foz do Iguaçu que está a melhor vista das quedas.

1 comentário:

  1. Oi, meninos!!!

    Criem textos... nada de ficar pegando coisas prontas...

    Abraço

    ResponderEliminar